
Quando surgiram, em 1934, as histórias em quadrinhos, ou HQs, visavam atingir apenas o público infantil, apresentando em sua maioria histórias cômicas. Devido a isso as revistas de histórias em quadrinhos recebem até hoje a denominação de "comic books" (livros cômicos), sendo essa a visão que a maioria das pessoas tem a respeito dessa arte gráfica.
Com o término da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1945, as histórias em quadrinhos começaram a seguir diferentes rumos, lidando com novos temas e atingindo outros públicos. Esse processo foi realizado de forma meio inconsciente, influenciada pelo ambiente pós-guerra. A insegurança e medo das pessoas se refletiram em diversas válvulas de escape, como a literatura, o cinema e outras artes. Nas histórias em quadrinhos as pessoas se encontraram na forma de super-heróis para readquirir sua confiança como indivíduos.
Durante as grandes transições da história, em suas maiorias causadas por guerras, os homens criam lendas que os apóiam, dão esperança e finalmente transmitem às gerações futuras exemplos da grandeza que se exige do ser humano em tempos heróicos. Assim se criaram mitos que atravessam as gerações, como Ulisses, Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, Robin Hood, Joana D’Arc, entre outros.
As histórias em quadrinhos provam sua eficiência por estarem sempre acompanhando, mesmo de forma silenciosa, toda a mídia e as mudanças sociais. Todavia, esse meio de expressão não possui seu devido reconhecimento, restando aos artistas e leitores continuarem lutando por uma maior aceitação dessa arte. Finalizando, as histórias em quadrinhos aliam a narrativa ao processo ilustrativo de forma exemplar, sendo uma forma muito viável e distinta de retratar nossa sociedade por meio de suas páginas.
Joe Siegel e Jerry Shuster, criadores do Super Homem. O Super Homem foi um marco e ícone de várias gerações ao passar do tempo. Ele pode ser citado como "mito" desse século por simbolizar um ser indestrutível e com poderes fantásticos, capaz de realizar feitos inimagináveis por qualquer ser humano. Foi também um dos poucos personagens a não terem seu visual mudado para resolver problemas de vendagem e aceitação do público, até 1993, quando foi lançada uma revista mostrando sua morte.
Bob Kane, criador do Batman. O desenhista Bob Kane estaria criando um personagem que possuía uma capa baseada em um modelo aéreo de Leonardo da Vinci, que acabaria se tornando o Batman. Pode-se dizer que graças a esses dois heróis (Batman e Super Homem) que a editora de quadrinhos DC comics vem conseguindo se manter na indústria quadrinistica durante os últimos 50 anos.
Stan Lee e Jack Kirby, criadores do Capitão América*, Homem Aranha, Hulk, Thor, Homem de Ferro, Surfista Prateado, Quarteto Fantástico, X-Men, Vingadores.
*Apesar de ter sido criado por Joe Simon e Jack Kirby, o Capitão América foi revitalizado por Lee e Kirby na década de 60.
Curiosidades
Você sabia que...
O Super Homem, o super herói mais conhecido do mundo, foi vendido por seus criadores Joe Siegel e Jerry Shuster por $150 dólares? (A revista Action Comics no. 25 que mostram a primeira aparição do personagem, está avaliada em mais de $200.000 dólares).
Filmes como Men in Black, O Mascara e Barb Wire são adaptações de revistas em quadrinhos?
Steve Ditko, o primeiro desenhista do Homem Aranha e responsável por seu visual de super-herói adolescente, passou alguns dos últimos anos de sua vida como mendigo e chegou a morar
Fatos Importantes:
1933
Primeira revista de história em quadrinhos, dando origem à Era Dourada dos quadrinhos americanos: Funnies on Parade
1938
Primeiro super-herói: Action Comics (Super Homem)
1940
Primeira história em quadrinhos de ficção científica: Planet Comics e Primeiro grupo de super-heróis: All Star (Justice Society)
1941
Primeira morte de um super-herói: Pep Comics (Comet)
1942
Primeira revista em quadrinhos voltada ao público adulto: Crime dos not pay
1947
Primeira história de terror: Eerie Comics.
Primeira história de Romance: Young Romance
1950
Primeira revista baseada em um show de tv: Howdy Doody
1956
Introdução da Era Prateada: Showcase (The Flash)
1963
Primeiro grupo de heróis mutantes: X-Men.
1965
Primeiro casamento de heróis: Fantastic Four
1971
Primeira revista de uma editora major a tratar do uso de drogas em suas páginas: Amazing Spider Man
1977
Introdução da primeira revista independente a obter um grande reconhecimento: Cerebus
1979
Primeira mini-série de história em quadrinhos: World of Krypton
1984
Lançamento da revista independente de mais sucesso : Teenage Mutant Ninja Turtles
1986
Mini-séries causadoras de enorme impacto: Batman - O Cavaleiro das Trevas e Watchmen
1990
Lançamento da série adulta Sandman
1994
Morte do Super Homem
Confesso ter achado interessante a historia do HQ Americano ^-^ mas ainda prefiro a historia do meu amado mangá *-* que contarei na segunda-feira (só entrarei na net este dia)
Não esqueçam de comentar,

Bjs
Amo todos vcs \o/
1 comentários:
bina.... é muito interessante msm a história do HQ.... mas confesso... sou adepto do mangá msm....
e tou esperando a história do mangá, ja que eu ouvi uma versão.. quero ver se é a mesma....^^
o blog tá otemo... *-*
bjux!!!
Postar um comentário