quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Otakuland - Tokusatsu

Yo pessoas do meu kokoro *-* Sei que demorei muito para postar, mas precisei resolver umas coisinhas (e ainda estou resolvendo). É... vida de estudante ñ é facil :p

Como prometido... mais um item da Otakuland... Vamos visitar o mundo de Super herois japoneses antigos e inesquecíveis *-*

__________Tokusatsu_________

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tokusatsu é a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" (特殊撮, "tokushu satsuei"), traduzido como "filme de efeitos especiais". Antigamente, era um género que englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que usasse de efeitos especiais. Atualmente, é sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.

Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider: Dragon Knight, Cybercops, Winspector e muitos outros.

Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus, apesar de existirem outras que também produzem o gênero, porém em número limitado. A supremacia da Toei é notável em relação a empresas menores, como a Toho ou a Takara, em razão de sua riqueza de subsídios e quantidade de patrocinadores, o que traz mais aprimoramentos aos projetos das séries. Porém, a Tsuburaya, por produzir apenas o gênero Ultraman, também se destaca por aperfeiçoar cada vez mais o género e vem ganhando espaço na modernidade. Produtoras como a P-Productions, que se destacou em séries como Lion Man e Spectreman (além de uma infinidade dos chamados Kyodai Heroes), estão atualmente extintas/falidas.

Géneros

As séries tokusatsu são divididas em grupos ou géneros, nos quais cada um possui suas peculiaridades. São eles: Sentai ou Super Sentai, Kamen Rider, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero e Kyodai Hero.

Ainda existem sub-géneros, principalmente dentro dos Henshin Hero, como as Super Heroine, Children Hero e Classic Hero, entre outros.

Sentai/Super Sentai

Produzido pela Toei Company. São séries com equipes de três a cinco guerreiros, onde cada um veste uma roupa de cor diferente. Posteriomente, passaram a dispôr de veículos mecânicos que se transformam em robô gigante (mecha). As duas primeiras séries (Goranger e JAKQ) não dispõem de um mecha, e por essa razão não eram consideradas Super Sentai até à déc

ada de 90, quando foram incluídas oficialmente na linhagem e citadas em especiais comemorativos de aniversário, como em Timeranger, Gaoranger e Boukenger. O gênero foi criado por Shotaro Ishinomori em 1975 e dura até hoje. A série americana Power Rangers usa estas séries como base, chegando a usar o mesmo figurino, monstros, veículos e até algumas cenas de ação.

Metal Hero

Produzido pela Toei Company. A premissa básica era um jovem que usava uma armadura metálica de última geração para combater seus inimigos. Considerada uma grande inov

ação do Tokusatsu aquando da sua criação, o género sofreu grandes e variadas modificações no decorrer dos anos, sofrendo um certo desgaste no fim dos anos 80 e início dos 90, o que culminou com o seu fim em 1997, após a exibição da última série, B-Fighter Kabuto.

O género teve início com a era dos Policiais Espaciais, uma trilogia formada pelas séries Gyaban, Sharivan e Shaider. Posteriormente, foram produzidas mais duas séries com a mesma premissa, porém a parte da "família" dos Policiais Espaciais: Jaspion, a primeira série inédita de tokusatsu exibida no Brasil nos anos 80, e Spielvan.

As séries seguintes adotaram temas distintos. Em Metalder, o herói era um andróide que fora reativado por seu criador muitos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial. Jiraiya era sobre um aprendiz de ninja que possui uma poderosa espada e armadura em seu poder e é a maior esperança de manter a paz desafiando os ninjas mais poderosos do planeta. Jiban contava a história de um policial comum que foi transformado em ciborgue para que sua vida fosse salva.

Veio então a segunda trilogia dentro do gênero, os Rescue Heroes, que marcaria o fim da exibição das séries no Brasil, com Winspector e Solbrain. A terceira série, Exceedraft, permanece inédita. No Japão, ainda foram produzidas Janperson, Blue Swat, Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto.

Atualmente, com o fim do género, a Toei somente produz Super Sentais e Kamen Riders. Porém, fãs afirmam que as características dos Metal Heroes incorporaram-se aos novos Kamen Riders, tendo em vista que os mesmos dispõem de um vasto arsenal de alta tecnologia, relembrando muito o falecido gênero.

Kamen Rider

Produzido pela Toei Company em parceria com a Ishimori Productions. Criado por Shotaro Ishinomori em 1969, o Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões noutras séries e gerou um gênero próprio. Ficou fora da televisão por alguns anos, porém, após a morte de seu criador, retornou ao novo milénio reformulado e com um visual que lembra muito o Metal Hero em alguns casos.

Os Kamen Riders têm por característica serem super-heróis com uma roupa (atualmente armadura) de gafanhoto e possuirem uma moto. Originalmente (no mangá de Ishinomori), o Kamen Rider é um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois foi transformado em um

monstro contra a sua vontade e é rejeitado pela sociedade que protege. Porém, esse conceito foi abandonado na série de TV, afim de que que as crianças se identificassem com um herói mascarado que salvasse a Terra dos monstros. O gênero sofreu modificações ainda em sua era antiga, visto que os Riders pré-Black eram ciborgues (no original, kaizo ningen, que significa "humanos remodelados"). Em Black, Black RX, Shin, ZO e J, os heróis eram mutantes que transformavam-se organicamente em homens meio-gafanhotos. Já no novo milênio, eles vestem armaduras que baseiam-se não só em gafanhotos, mas em diferentes espécies de insetos.

Ultraman

Produzido pela Tsuburaya Productions. Conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir a Terra. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do género possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966) e seu remake Ultra Q - Dark Fantasy (2004).

Henshin Hero

Um dos únicos géneros independentes de produtora. Henshin significa "transformação" em japonês, sendo que praticamente todos os heróis de tokusatsu (salvo raríssimas exceções) sofrem algum tipo de transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixa nos demais géneros ou não faz parte de nenhuma família. Possui sub-géneros, como os "Other Heroes", "Super Heroines", "Classic Heroes" e outros.

Kyodai Hero

É qualquer série não-Ultra com heróis gigantes (kyodai). A primeira série de um herói gigante foi Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semanas depois, estreou Ultraman na TV japonesa. O género teve um boom avassalador na década de 70, o que gerou a criação de muitos heróis como Redman, Thunder Mask, Silver Kamen Giant, Mirrorman, Megaloman e muitos outros.

O Tokusatsu no Brasil

O Tokusatsu chegou ao Brasil na década de 60, com a exibição de National Kid na TV Tupi e na Rede Record. A série foi um sucesso de público (ao contrário de seu país de origem, em que foi um fracasso), porém, com a ditadura militar da época, a série foi cortada e posteriomente censurada.

Na década de 80, chegava à televisão Jaspion e Changeman, em um investimento arriscado do empresário Toshihiko Egashira com a Rede Manchete. Ao contrário do que se pensava, as séries obtiveram um enorme sucesso, ger

ando uma explosão do gênero de super-heróis japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de produtos e brinquedos. Por conta disso, os anos 80 foram marcados por essa "onda" da cultura japonesa na televisão.

Ultraman Tiga, distribuída pela Mundial Filmes foi exibida em 2001 na Rede Record, infelizmente os últimos episódios permaneceram inéditos até a reprise da série em 2005 pela Rede 21, agora sim exibida em sua totalidade.

Por muitos anos nenum seriado original japonês foi exibido no Brasil, vários factores surgem para explicar isto: o principal deles é o boom dos animes, iniciado em 1994 com Os Cavaleiros do Zodíaco e revigorado a partir de 1999 com Pokémon, Dragon Ball Z e Samurai X. Os animes têm uma produção mais esmerada, e portanto, são mais baratos

e rentavelmente negociáveis.

Segundo Toshihiko Egashira, antigo dono da Everest Vídeo (depois Tikara Filmes), com o sucesso das séries outras empresas tais como a Oro Filmes e a falida Top Tape também se interessaram por outras séries e com o tempo o género tornou-se "carne de vaca", ou seja, uma coisa muito comum. Algo digno de nota é a concorrência com a série nipo-americana Power Rangers, que usa as cenas de acção japonesas e actores americanos. Não por esta ser de melhor qualidade, mas pelos seus menores custos de distribuição, tradução e dobragem. Consequentemente, na actualidade há todo um quadro de desinteresse das emissoras brasileiras quanto ao género.

Na primera metade da década de 2000, a série Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe para o Brasil animes como Dragon Ball Z, Card Captor Sakura e outros), mas não houve interesse das redes de televisão. Contudo, em 2006 o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impac

t Records. Em 2007, no Brasil, foi lançado um outro filme em DVD: Ultraman Tiga - A Odisseia Final, também lançado pela Impact Records. No dia 13 de setembro de 2008, foi exibido no Cinemax o filme "Ultraman Mebius & Ultraman Brothers", no qual os antigos Ultras reaparecem para ajudar Mebius. A exibição do filme, com legendas em português, animou os fãs e reacendeu a esperança de um dia, o Tokusatsu retornar à TV brasileira.

Em outubro de 2008, foi confirmada a aquisição da série Madan Senki Ryukendo pela RedeTV!. Após um hiato de quase 10 anos na televisão brasileira, a série estreou em 13 de abril de 2009 no horário das 19h. Desde então, vem mantendo excelente audiência para os pradrões do canal, variando entre os 3,5 a 5 pontos. Apesar de muitos fãs criticarem a dublagem (tirada da dublagem em espanhol), a série continua sua exibição firme no horário.

Em fevereiro de 2009, a Focus Filmes anunciou ter adquirido os direitos de Jaspion. Posteriormente, agendou a data de lançamento do primeiro box, que deverá conter os primeiros 23 episódios, para 29 de abril de 2009, adiando logo para 8 de maio do mesmo ano. Da mesma forma, anunciou Changeman para maio de 2009, e a proposta está em andamento.

Me bateu uma saudade agora... Acho q vou ver uns videos no youtube assim q acabar meu expediente :p Super bj pessoas \o/ Fui...



2 comentários:

Mari disse...

eu devo confessar q dessa vez não li
tudo direitinhooo
pq tá tudo mtu confuso por ake
mta coisa pra fazer ao mesmo tempo
auahihaiuahiuahiahiuai

mas eu vou voltar
assim que eu voltar
;)


BjSsS
Mari Madden

Zipão! disse...

adorei.... foi uma sessão nostalgiando....

lendo o post lembrei da minha infancia... e de como eu to velho *gota*

mas enfim... vale a pena lembrar que de todos os tokusatsus que foram produzidos... 3 generos persistem firmes e fortes:

- super-sentai: o japão produz 1 por ano, e cada vez melhor em termos de efeitos...

- kamen rider: mesma coisa que o anterior, mas com pouco menos de ritmo...

- ultraman: classico que nao vai acabar tão cedo (seja nos remakes ou originais)...

ahh ja disse que adorei o post????

bjux!!!

Postar um comentário